sábado, 6 de agosto de 2011

As sete maravilhas do mundo moderno


As Novas Sete Maravilhas do Mundo foi uma revisão de caráter informal e recreativo da lista original das sete maravilhas. A seleção foi feita mundialmente por votos pela internet gratuitos e ligações telefônicas pagas e apresentada publicamente no dia 7 de Julho de 2007 no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal.
Quando se fala em sete maravilhas do mundo, é comum relacionar à célebre lista das Sete maravilhas do mundo antigo, que reúne as mais notáveis construções da antiguidade. Esta lista, entretanto, não é mais a única a tentar enumerar as maiores realizações da humanidade e/ou da natureza.
1º lugar: A Grande Muralha da China


Para se protegerem ou separarem, os homens constroem muros desde a Antigüidade.
O exemplo mais ancestral é o da Grande Muralha da China, com seus 3.460 quilômetros de extensão, mais outros 2.860 quilômetros de ramificações. Formidável obra de defesa militar, em alguns pontos com 16,5 metros de altura e torres invariavelmente erguidas a cada 60 metros, ela serviu de fronteira durante mil anos. Seus primeiros sinais remontam ao século VII antes de nossa era.

2º Lugar: Ruínas de Petra - Jordânia


Petra (9 a.C. - 40 d.C), Jordânia Na extremidade do Deserto árabe, Petra era a capital
reluzente do império dos Nabateus, na época do Rei Aretas IV (9 a.C. - 40 d.C.).  Mestres em tecnologia para o abastecimento de água, os nabateus  construíram grandes túneis e câmaras  com esse propósito, além de um teatro,  calcado em protótipos grego-romanos, para uma audiência de 4.000 pessoas. Hoje, as Tumbas do Palácio de Petra,com uma fachada de 42 metros de altura  (El-Deir Monastério),  são um exemplo impressionante de cultura do Oriente Médio.


3° Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil

Um dos mais belos símbolos do Rio de Janeiro, situado no topo do Morro do Corcovado, a 710 metros do nível do mar, o monumento mede 38 metros de altura - contando com o pedestal, onde o símbolo da cidade do Rio de Janeiro. Tornou-se  há uma capela - e pesa 1.145 toneladas. Foi concebida pelo escultor francês Paul Landowski e   esculpida por Heitor da Silva Costa. A estátua levou cinco anos para ser construída, tendo sido  inaugurada no dia 12 de Outubro de 1931. Tornou-se o símbolo da cidade do Rio de Janeiro.

4° Machu Picchu (1460-1470), Peru


Império Inca pelos espanhóis, a cidade foi considerada “perdida” durante mais de três séculos. Foi redescoberta por Hiram Bingham em 1911.
No século XV, o imperador inca Pachacutec edificou uma cidade nas nuvens, na montanha conhecida como Machu Picchu (“velha montanha”). Este extraordinário povoado está localizado no Planalto dos Andes, nas profundezas da floresta amazônica e acima do rio Urubamba. Abandonada pelos incas devido a um surto de varíola e após a derrota do 

Império Inca pelos espanhóis, a cidade foi considerada “perdida” durante mais de três séculos. Foi redescoberta por Hiram Bingham em 1911.

5° A Pirâmide de Chichén Itzá, México


A pirâmide em Chichén Itzá (anterior a 800 d.C.), Península de Yucatan, México, Chichén Itzá, a mais famosa Cidade Templo Maia, funcionou como centro político e econômico da civilização maia. As várias estruturas – a pirâmide de Kukulkan, o Templo de 
Chac-Mool, a Praça das Mil Colunas, e o Campo de  Jogos dos Prisioneiros – podem ainda hoje ser  admiradas e são demonstrativas de um extraordinário compromisso para com a composição e espaço arquitetônico. A pirâmide foi o último e, sem qualquer
dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia.

6º Lugar: Coliseu de Roma, Itália


Este grandioso anfiteatro foi construído no centro de Roma no ano 82 d.C. em honra aos legionários vitoriosos e para celebrar a glória do império romano. O seu design conceitual mantém a
É através do cinema e dos livros de História que hoje temos noção das lutas

atualidade até os nossos dias, uma vez que, passados cerca de 2000 anos, praticamente todos os modernos estádios desportivos continuam a ter o cunho inconfundível do designoriginal do Coliseu.  cruéis e dos jogos que tinham lugar nesta arena, para júbilo dos espectadores.


7º Lugar: Taj-Mahal, Agra, India


Este imenso mausoléu foi construído em 1630 d.C. por ordem do Xá Jahan, o quinto imperador mogul muçulmano, em memória da sua falecida e adorada esposa. Construído em mármore branco e rodeado de maravilhosos e elaborados jardins, o Taj Mahal é considerado uma das mais perfeitas jóias da arte muçulmana na Índia. O imperador acabou por ser preso e, segundo se conta, daí em diante só conseguia ver o Taj Mahal a partir da pequena janela da sua cela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário