terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A importância e benefícios da reciclagem para a economia.





1. Conceito
O termo reciclar significa transformar objetos materiais usados (ou lixo material) em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelas pessoas comuns e governantes, a partir do momento em que observou-se os benefícios que a reciclagem apresenta para o nosso planeta. 
A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. O lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente e pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, pouco mais que 1 quilo de lixo por dia. Desta forma, será inevitável o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem, tendo em vista a escassez dos recursos naturais não renováveis e a falta de espaço para acondicionar tanto lixo.


2. Benefícios da Reciclagem
Sabe-se que a reciclagem traz inúmeros benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para o próprio ser humano ( único responsável pelo acúmulo de lixo no planeta). Dentre eles podemos citar : A diminuição e a prevenção de riscos na saúde pública; os resíduos não são destinados a lixões ou aterros sanitários com a reciclagem e, portanto, não contaminam o solo, os rios e o ar, que indiretamente causaria doenças, e também não favorecem a proliferação de agentes patogênicos ( que causam doenças diretamente); A diminuição e a prevenção de impactos ambientais; tanto os resíduos não degradáveis como os degradáveis, ou orgânicos, por sua enorme quantidade, não são assimilados pelos organismos decompositores, persistindo nos solos e nos corpos hídricos por longos períodos, impossibilitando ou dificultando a sobrevivência de inúmeros seres vivos e, por consequência, causando desequilíbrios ecológicos em todos os ecossistemas da Terra; a diminuição e a prevenção da exploração dos recursos naturais; com a volta dos materiais ao ciclo produtivo, não é necessário que novos recursos naturais sejam utilizados.


3. Vantagens econômicas
Economia de recursos naturais. Diminuição de gastos: na limpeza urbana, no tratamento de doenças, no controle da poluição, na construção de aterros sanitários, na remediação de áreas degradadas, com a energia elétrica ( necessária para gerar produtos a partir de matéria prima bruta), entre outros. Geração de empregos, tanto para população não-qualificada quanto para o setor industrial.
Veja abaixo uma relação das substâncias e o tempo que elas levam para serem absorvidas no solo.

MaterialTempo de Degradação
AçoMais de 100 anos
Alumínio200 a 500 anos
Cerâmicaindeterminado
Chichetes5 anos
Corda de nylon30 anos
Embalagens Longa Vidaaté 100 anos (alumínio)
Esponjasindeterminado
Filtros de cigarros5 anos
Isoporindeterminado
Louçasindeterminado
Luvas de borrachaindeterminado
Metais (componentes de equipamentos)cerca de 450 anos
Papel e papelãocerca de 6 meses
Plásticos (embalagens, equipamentos)até 450 anos
Pneusindeterminado
Sacos e sacolas plásticasmais de 100 anos
Vidrosindeterminado


Trabalho apresentado ao curso de Ciências Econômicas- UNINILTONLINS
2010- Economia do Meio Ambiente.
Queila Tavares

2 comentários: