sábado, 27 de novembro de 2010

Relatório de Visita ao Parque Municipal do Mindú




No dia 29 de Agosto de 2010, os Alunos da Universidade Nilton Lins, do curso de Ciências econômicas, realizamos uma visita de estudo ao Parque Municipal do Mindú, localizado no bairro Pq. Dez de Novembro, solicitado pela professora Lorena Façanha, da disciplina Gestão Ambiental, com objetivo de analisarmos e conhecermos a estrutura do parque, destacando pontos positivos e negativos, assim como entrelaçar-los com políticas públicas.

A visita deu inicio às 08:30, fomos recebidos pelo guia florestal o Sr.Agenor, funcionário da *SEDEMA, órgão responsável pela fiscalização do local, o guia e a professora Lorena nos acompanharam durante a pesquisa, nos informando que a criação do Parque foi em 1992, a partir de um movimento popular dos moradores do bairro, para preservação da área ambiental e do macaco Sauim-de-Manaus, primata em extinção, entre outros animais. Na década de 40 o parque era uma plantação de cacau. Atualmente o Parque possui uma extensão de 44 hectare de area preservada, possui estacionamento, biblioteca, porém nao chegamos visita-la, o anfiteatro, possui um chapeu de palha de Bussu onde fica a lachonete/café da manhã, foi construído com madeira acariquara, encontramos canteiros de ervas com propriedades medicinais e aromáticas, orquidário. Durante a caminhada na trilha, observamos algumas placas quebradas de informações sobre determinadas árvores e indicações das trilhas, o parque possui uma diversidade de árvores medicinais, passamos pelo igarapé Mindu, que deu origem ao nome do parque, observamos suas margens invadidas por resíduos domésticos, que estão poluindo um dos poucos trechos do igarapé que ainda era preservado. O guia nos mostrava mais resíduos de lixos do que as espécies de árvores preservadas pelo Parque. A última reforma aconteceu em 2006, entretanto, existem vários projetos em andamento para sua manutenção. Constatamos a existência de guardas na entrada do parque e dentro do parque, entretanto não é o suficiente, pois tem registros de que estrangeiros tentaram levar uma muda de planta aromática, pois é proibido subtrair qualquer espécie de planta ou animal do parque. Existe um local no parque para realização de palestras, conferencias e outras convenções, que é o anfiteatro, que por sinal é muito bonito. O projeto Gaia, financiado por empresas e governo da Noruega, em 1992, trouxe 142 adolescentes de 44 nacionalidades, inclusive brasileira, que durante três semanas construíram, na entrada do Parque, um monumento à fertilidade, com pedras trazidas de seus países de origem. No mesmo ano, a Primeira Ministra da Noruega esteve no local, onde plantou uma muda da árvore samaúm, a comitiva inaugurou um marco no local hoje chamado de Praça da Paz.

A criação e gestão de áreas especialmente protegidas tem sido atualmente uma das principais estratégias dos governos para a proteção da biodiversidade e preservação de tais locais, entretanto, falta uma maior fiscalização por parte dos órgãos competentes, não é suficientemente está no papel, ou projetos em andamento, porém a prática é levada ao descaso. Já que o Parque do Mindu é considerado um dos mais importantes parques de Manaus e o único no Estado a abrigar animais em extinção, está totalmente abandonado pelo Poder Público Municipal. Pois se não houver plano de manejo e manutenção constante, podemos afirma que no longo prazo a perpetuidade da área protegida estará comprometida.

A duração da pesquisa foi em torno de 80 minutos e bastate aproveitosa, é incrivel como as pessoas da cidade desconhecem o parque, ou apenas já ouviram falar, mas não se interessam em conhece-lo.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

É ANTIGO, PORÉM É INFORMATIVO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO TODO O TRABALHO DE PESQUISA, TEM QUE VALER A PENA MESMO.

*SEDEMA ( SECRETÁRIA DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE)

Um comentário:

  1. Gostei muito , porém tem alguns erros ortográficos . Mas me ajudou muito . Bjs

    ResponderExcluir