quarta-feira, 20 de abril de 2011

Seja um voluntário

Pequenas atitudes fazem toda a diferença:



De acordo com dados da ONU, uma a cada seis pessoas não tem acesso à uma quantidade de água potável suficiente para suprir as suas necessidades, o que ocasiona a morte de 1,5 milhões de pessoas a cada ano, e se não mudarmos nossos hábitos de consumo atuais, estima-se que até 2025 dois terços da população do planeta viva em regiões com pouca água.
O que você para economizar água? ou quais metidas você tomaria?




As inocentes sacolas plásticas de supermecados geram resíduos que levam 300 anos
para se decompor na natureza, além de aumentar os custos dos produtos.
Quando surgiram, no fim da década de 1950, as sacolas de plástico eram motivo de orgulho das redes de supermercados e símbolo de status entre as donas-de-casa.
Quase todos os sacos de plástico não acondicionados em lixeiras acabam, mais cedo ou mais tarde, por chegar aos rios e aos oceanos. Os ambientalistas chamam a atenção para este problema e citam o fato de milhares de baleias, golfinhos, tartarugas-marinhas e aves marinhas morrerem asfixiadas por sacos de plástico.



Aproveite a iluminação natural de sua casa abrindo as janelas, cortinhas e portas durante o dia.
 Utilize lâmpadas fluorescentes, são bem mais econômicas do que as incandescentes.
Não exagere na potência das lâmpadas, utilize-a de acordo com o objetivo
e tamanho do ambiente (uma lâmpada de 100W no quarto é um absurdo).
Desligue da tomada equipamentos elétricos e eletrônicos
 quando não estiverem em uso,
tendem a consumir bastante energia mesmo quando em stand-by,
 mas mesmo os aparelhos mais modernos tendem a consumir alguma energia durante todo o tempo em que estão na tomada – levando a até 35% de despedício.
 Conectar carregadores, sintonizadores de TV a cabo, a própria TV e o DVD, e mesmo o seu computador em uma extensão, régua ou estabilizador que disponha de chave liga/desliga pode ser uma forma prática de interromper este circuito sem tirar fisicamente da tomada – mas olhe o manual dos equipamentos antes. Você não somente contribui para o meio ambiente, quando economiza no seu bolso.




Apesar de se precisa cada vez menos de papel, a demanda cresce a cada ano, consumindo rapidamente as florestas  e o ecossistema inteiro. Por outro lado, a reflorestação, ao não trazer de volta as espécies nativas, animais e insectos, tem pouco efeito neste combate desigual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário