sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O Clube do Livro


O Clube do Livro surgiu na necessidade de colocar a disposição da comunidade local um espaço para pesquisa e leitura. Levou a criação de um projeto para implantação de uma biblioteca que pudesse esta sempre a disposição de alunos e acadêmicos.  Entretanto, devido o crescimento do público no local, há necessidade de ampliação, porém no momento não dispõe de espaço ampliado ou recursos para a construção do prédio.

Foi fundado pelo escritor e jornalista Armando Lucena (escritor e jornalista), em 17/04/1993, com acervo tombado e montado com proximidade de 7.000  (hemeroteca e livros ) numa sala de uma residência, que era  uma biblioteca particular, foi aberto ao público para a comunidade na data de inauguração, cujo se deu um pequeno coquetel. Foi lançada uma campanha para conseguir mais livros, para atender a necessidade dos estudantes que procuravam o local. No local existe um pequeno cyber café, uma copiadora, para a confecção dos livros do Sr. Armando Lucena, a pequena biblioteca dispõe de livros em e-books no computador, para melhor visualização dos livros sem precisar o aluno tirar cópias ou danificá-los. A biblioteca hoje tem 6 computadores com leitor de e-books e internet, scanner, impressora a laser, copiadora e uma plastificadora antiga.


Atualmente a filha do escritor e fundador é responsável pela biblioteca, Janel Parga. O Clube do Livro, não tem apoio governamental e nem de ONG´s, subsistindo uma pequena taxa de  R$ 1,00 por aluno, para pagamento de serviços como internet, compra de material para expediente. A biblioteca é de livros usados, aceitando sempre doações, depois de que a biblioteca ficou 3 anos fechada, foram extraviados 1.350 livros por cupim, dos acervos que ficaram em deposito. Estando sempre aberto a doações de livros.




O objetivo do Clube do Livro é incentivar o hábito da leitura, trocar idéias , encontros para estudos, promover expressão cultural da comunidade, palestras de conscientização do benefícios da leitura. A biblioteca prevê catalogação e guarda de documentos históricos e outras produções artísticos cultural, visando resgate e preservação do patrimônio histórico e cultural de Manaus.


O Clube do Livro tem dois projetos que estão em andamentos, porém precisam de apoio para concretizar.
1º Resultados esperados para 2011.
- implantar o projeto CLUBE DA ARTE, onde deverá ter um espaço livre para apresentar ao publico a Arte e os Artistas do Amazonas, que os autores da arte poderão mostrar e expressar seu talento. A possibilidade de abrir uma nova biblioteca no Bairro da Cidade Nova e na comunidade indígena das novas tribos. Uma sala para exposição e palestras de conscientização. Dentro desse espaço poder oferecer ensino do balé clássico  onde as pessoas que não podem pagar o custeio de uma escola convencional possam adquirir essa arte, através do programa, esse seria o segundo projeto  o CLUBE DA DANÇA.

Contatos: 55-92-8111-3278
Endereço: Av. Codajás, 546 – Cachoeirinha
Cep: 69065-130 Manaus/Amazonas/Brasil

Queila Tavares

Fonte : Sra. Janel Parga/ material histórico do Clube do Livro.
fotos: Queila Tavares

2 comentários:

  1. Como fui com você Queila, posso dizer que uma satisfação ainda encontrar pessoas como a Sra Janel e sua família que ainda se preocupam com a cultural regional. Precisamos apoiar e divulgar esses locais. Parabéns pela iniciativa Sra Janel e muito sucesso!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. parabéns pela nossa iniciativa tbm né.
    ;)

    ResponderExcluir