sábado, 7 de maio de 2011

LIXO: RECICLE ESSA IDÉIA


O que fazer com tanto lixo?





A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg.
Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores.
Só o Brasil produz 240 000 toneladas de lixo por dia. 
O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população.
Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas,etc. 
Doméstico (alimentos)
- Industrial (carvão mineral, lixo químico, fumaças) 
- Agrícola (esterco, fertilizantes) 
- Hospitalar 
- Materiais Radioativos ( indústria medicina...) 
- Tecnológico (TV, rádios) 




Em torno de 88% do lixo doméstico vai para o aterro sanitário.
A fermentação produz dois produtos: o chorume e o gás metano. 
Menos de 3% do lixo vai para as usinas de compostagem(adubo). 
O lixo hospitalar, por exemplo, deve ir para os incineradores. 
Apenas 2% do lixo de todo o Brasil é reciclado!!



O lixo urbano é um dos maiores problemas ambientais da atualidade, pois os moldes de consumo adotados pela maioria das sociedades modernas provocam o aumento contínuo e exagerado na quantidade de lixo produzido.O lixo causa enchentes, entope bueiros e diminui a vazão de água.É um dos maiores problemas da sociedade moderna. Calcula-se que 30 % do lixo brasileiro fique espalhado pelas ruas nas grandes cidades.







RECICLAGEM - 
A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente. Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo.




COMO COLOCAR A RECICLAGEM EM PRÁTICA.

Em sua casa, apartamento ou trabalho, as orientações a seguir:- Normalmente em todos os locais só existe um cesto de lixo. Pois bem, separe vários sacos plásticos e vá colocando cada tipo de lixo em um deles.
É fácil...basta você "guardar" os saquinhos de embalagens que você ganha nos supermercados! Depois fixe um "sarrafo" de uns dois metros na parede do quintal ou da área de serviços e pendure os saquinhos com um prego, e vá substituindo-os conforme eles encherem. Se quiser, poderá escrever "caprichadinho" no sarrafo, um nome para o destino de cada saquinho. Para empresas é só orientar os funcionários e colocar tambores grandes com os respectivos nomes, logo terá muitas pessoas de olho naquele lixo que vale dinheiro.



Procure usar sacolas plásticas biodegradáveis para separar seu lixo doméstico:
Papeis- Papéis revistas, jornais e seus derivados.
Vidros- Vidros, lâmpadas, garrafas etc
Plásticos: Brinquedos, garrafas plásticas etc.
Artigos de borracha. Caso tenha pneus velhos para jogar, tome cuidados para deixá-los sempre secos, você já deve ter ouvido falar na Dengue. Fure-os ou corte em pedaços. Ou também você poderá levá-los 
em lojas de vendas de pneus.
Entulhos: Entulhos, madeiras, cimentos e resto de sujeiras das faxinas etc.
Metais: Metais diversos, latas, arames, pregos, alumínios etc.

Objetos Perigosos como: Baterias em geral, pilhas e lâmpadas fluorescentes. Nunca jogue no lixo, pois estes produtos são altamente contaminadores e perigosos.
Orgânicos - restos de comida, ossos etc.
Papel de higiênico :
Papéis usados, ( higiênico por exemplo ), guardanapos, fotografias, fita crepe,tocos de cigarros, esponjas de aço usadas, panos sujos dentre outros.


ÓLEO DE FRITURAS

Nunca jogue o óleo de fritura na pia ou ralo, guarde-os em garrafas de refrigerantes, eles são Biodiesel, ou seja, combustíveis de veículos e também podem virar sabão, além de proteger a natureza estará guardando uma pequena fortuna em sua casa.


CINZA DE CIGARRO

Nunca jogue fora a cinza do cigarro, pegue latas de leite ou chocolate vazia e vá colocando as pontas dos cigarros e guardando as latas cheias em casa até que a ciência encontre uma aplicação para este resíduo altamente tóxico, colabore com o meio ambiente, já que não consegue parar de fumar faça este pequeno gesto de carinho. Já existem pessoas que reciclam os tocos de cigarros.
só não sei dizer como, ou o que fazem, mas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário