sábado, 7 de maio de 2011

Visita ao Aterro controlado de Manaus


No dia 30 de Abril de 2011, os Alunos do Centro Universitário Nilton Lins, do curso de Ciências econômicas, realizamos uma visita de estudo acadêmico ao Aterro Sanitário de Manaus, localizado à 19 km de Manaus, Am-10 ( Manaus-Itacoatira), solicitado pela professora Lorena Façanha, da disciplina Gestão Ambiental e desenvolvimento Sustentável, com objetivo de analisarmos e conhecermos a estrutura e funcionamento do aterro, destacando pontos positivos e negativos, assim como entrelaça-los com políticas publicas. Fomos recebidos pelo Sr.Marcos Tiradentes, e o senhor Luis Carlos que nos deu uma palestra sobre o aterro. A visita deu inicio as 09:30.

Conforme os dados, desde 1986 o local de destinação final dos resíduos sólidos urbanos de Manaus está situado no KM 19 da rodovia AM-010 que liga Manaus a Itacoatiara. A área pertence à Prefeitura de Manaus, conforme Decreto Municipal nº 2.694, de 08 de março de 1995, antes pertencente ao Sr. Honorino Dalberto.

Com o licenciamento ambiental do Aterro Controlado de Manaus em 2006, a Prefeitura passou a ter o domínio completo da cadeia produtiva do aterro, que só foi possível após a efetivação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp).

A Prefeitura por meio da Semulsp, terceirizou o serviço de coleta e parte da operação do aterro, com base na Lei nº 977, de 23 de maio de 2006, que instituiu o ”Programa de Parcerias Público-Privadas do Município de Manaus – Programa PPP/Manaus”. As Tumpex e Enterpa Engenharia Ltda são as empresas responsáveis pela coleta de lixo nas ruas da cidade. As obras de revitalização do aterro começaram no segundo semestres de 2006, até então o aterro realmente era um lixão, os lixos eram jogados de qualquer maneira, foi quando iniciaram a revitalização do aterro. A Semulsp contratou a CPRM para realizar o “Diagnóstico e Avaliação da Contaminação dos Recursos Hídricos na Área do Entorno do Aterro Sanitário de Manaus”. Com esse diagnóstico foi realizado em 2006, um monitoramento trimestral, com início em setembro de 2007 vem sendo desenvolvido pela CPRM, para análise da evolução da contaminação dos recursos hídricos no entorno do AMM.
O aterro recebe ao dia cerca de 4 toneladas de lixo, atualmente o aterro está devidamente preparado para a época de chuva e suporta até 160 milímetros de chuva.
O sistema de destinação começa após a coleta, o lixo é descarregado no Aterro Sanitário, depois o lixo é compactado com trator, formando uma célula, que será recoberta com argila. Utilizam técnicas de engenharia e tecnologia seguras para evitar danos ao meio ambiente e à saúde pública e passam por monitoramento constante para evitar vazamentos no solo, os técnicos fazem monitoramento mensalmente. 

Possuem três lagoas de chorume,os chorumes são líquidos malcheirosos e escuro produzido a partir da composição da matéria orgânica contida no lixo. É ácido e apresenta alto potencial contaminante, podendo poluir o solo e os lençóis de água subterrâneos, principalmente em locais de deposição não controlada de lixo, onde a grande quantidade desse líquido se infiltra facilmente no solo, é altamente agressivo ao meio ambiente.

Grandes valas são rasgadas no solo e sub-solo e passam por um processo de “impermeabilização” com aplicação de uma camada de argila de baixa textura que é compactada para reduzir sua porosidade e aumentar sua capacidade impermeabilizante. Sobre esta primeira camada, é colocado um lençol plástico ou manta e, sobre esse, uma segunda camada de argila é aplicada e novamente compactada. Sobre essa última camada de argila são colocados drenos para retirada de gases e líquidos gerados pela decomposição do resíduo orgânico por micro-organismos anaeróbios. Finalmente, o resíduo orgânico (lixo) será depositado sobre essa segunda camada de argila, compactado e isolado do meio ambiente por uma camada de saibro, entulho de demolição, argila ou terra. Para essa operação grandes desmontes e movimentação de terra são necessários.

A base do aterro sanitário é constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados os chorumes ,acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - PEAD, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve ser tratado e/ou recirculado (reinserido ao aterro) causando assim uma menor poluição ao meio ambiente. Seu interior possui um sistema de drenagem de gases que possibilitam a coleta do biogás, que é constituído por metano, gás carbônico(CO2) e água (vapor), entre outros, e é formado pela decomposição dos resíduos. Este efluente deve ser queimado beneficiado, pois queimados ao poluem tanto. Estes gases podem ser queimados na atmosfera ou aproveitados para geração de energia limpa. Atualmente o aterro esta sendo ampliado, ao redor do aterro já utilizado. Manaus não possui reciclagem de vidro, são poucos os resíduos que são reciclados.


É evidente que o senhor palestrante apenas ressalte as qualidades do novo aterro, destacando que a necessidade de reforçar as ações de educação ambiental e diz que, para isso, é preciso compreender as particularidades da zona urbana de Manaus em comparação a outras capitais, como a existência de igarapés (cursos d'água pouco profundidos) dentro da cidade, ter cuidado ao separar vidros quebrados, pois pode machucar os coletores, que é um fato comum em acontecer. Manaus é umas das capitais que tem coleta diária enquanto em outras cidades, tem dias alternados, e de 2006 para 2011, a Semulsp tem ampliado o serviço devido o crescimento da cidade e da existência de pelo menos 25 áreas na cidade que não eram atendidas pelo serviço público. Ressaltando que em 2005, saiu de um estágio de lixão para o estágio de aterro controlado e no fim de 2007 passamos a contar com um aterro sanitário dentro das normas técnicas e ambientais vigentes para começar a aterrar o lixo a partir da estiagem das chuvas. Atualmente com áreas devidamente construídas e revestidas com membranas impermeabilizantes, com drenos para gases, lagoas para estabilização de resíduos.

Nossa visita deu enceramento as 10:40, tiramos fotos para registro de visita, e ressaltando que a partir de então podemos ter uma outra visão sobre o aterro sanitário, apesar da visita incompleta, mas já podemos dizer que é importante um tratamento adequado ao lixo, pois deixando de qualquer maneira, os chorumes são altamente agressivos ao meio ambiente, podendo poluir lençóis freáticos.







Queila Tavares

2 comentários:

  1. Como atuam os catadores no aterro sanitário?

    ResponderExcluir
  2. depois da reforma do aterro nao foi mais permitido os catadores, a prefeitura tomou medidas especificas para tratar deste problema de poluição, mas isso nao quer dizer que foi totalmente resolvido.
    espero ter ajudar.

    ResponderExcluir