domingo, 19 de dezembro de 2010

Mercado Adolpho Lisboa - Manaus/Am





No século XIX, preocupações à respeito das condições higiênicas na comercialização de alimentos, criaram a necessidade da construção de mercados públicos em várias cidades, à exemplo do existente em Manaus, às margens do rio Negro.O Mercado Municipal de Manaus Adolpho Lisboa teve sua construção iniciada em 1880, pela firma Bakus & Brisbin, de Belém, com pavilhões construídos em estrutura de ferro, pela firma Francisc Norton, Engineers, Liverpool. Sua inauguração se deu em 1883. Dessa época é datado o edifício.O mercado municipal Adolfo Lisboa foi inaugurado em 1882 e em 1906 foi arrendado pela empresa inglesa Manaós Market, empresa responsável para construção dos dois pavilhões de ferro destinados à venda de carnes e peixes. A construção do mercado é em estilo Art Novau é réplica do extinto mercado Les Halles em París. 

De modo geral, podemos dizer que a justaposição de construções criou um ecletismo característico da época que, apesar de não se integrarem plasticamente, não seguindo nenhum projeto arquitetônico, não destoam entre si e o mais louvável é que o Mercado Adolpho Lisboa, mantém a finalidade para o qual foi criado, apesar de várias vezes surgirem sugestões para que o mesmo seja transformado em loja de artesanato regional e museu. Atualmente o mercado passa por uma reforma, desde em Dezembro de 2006,em 2007 as obras foram paralisadas, Abril de 2008 retornaram a reforma, mas novamente no mesmo ano a obra foi suspensa por conta dos danos e risco de desabamento das paredes e somente Setembro de 2009 que retornaram, visando melhores condições para o atendimento de um publico em geral, tanto turistas quando pessoas que forem fazer suas compras, pois podemos encontrar uma diversidade de produtos da nossa região. 

O presente trabalho foi apresentado a disciplia Economia do meio Ambiente do curso de Ciências Econômicas( UNINITONLINS), com o objetivo de ressalta a importância histórica e econômica do mercado municipal de Manaus, Adolpho Lisboa, um dos mais importantes centros de comercialização de produtos regionais em Manaus, foi construído no período áureo da borracha. Por ser um dos mais importantes exemplares da arquitetura de ferro e replica do famoso Mercado de Paris, que foi demolido. Devido à importância da restauração do Mercado, a Manaustur prepara uma grande reinauguração da obra com o objetivo de mostrar todo o trabalho realizado não só à população, como também aos milhares de turistas que visitarem o local. Apesar de todos os impasses para continuar a reforma, por causa da Secretaria de Patrimônio Publico para manter a preservação do local, atualmente encontra-se em reforma, e sem prazo definido para terminar. 


Queila Tavares
----------------------------
Fotos: Élcana Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário